A utilização de cadeira de rodas impõe limites à execução de tarefas, por dificultar a aproximação aos objetos e o alcance a elementos acima e abaixo do raio de ação de uma pessoa sentada. A dificuldade no deslocamento frontal e lateral do tronco sugere a utilização de uma faixa de conforto entre 0,80m e 1,00m para as atividades que exijam manipulação contínua. A mostra referenciais genéricos, visando atender o maior número possível de situações. (vista frontal, superior e lateral). referenciais para atividades que não exijam o uso de força ou o uso de coordenação motora fina. Neste caso, a altura limita-se, no máximo, a 1,35m, mas recomenda-se não ultrapassar 1,20m, valendo essas dimensões como parâmetros para as atividades realizadas dentro da faixa de alcance dos braços (0,62m). Os referenciais de alturas recomendadas para a localização de dispositivos de acionamento de sistemas diversos por pessoas em cadeiras de rodas.
Acesso e Circulação para Cadeirantes
» Superfície
- As áreas de circulação devem ter superfície regular, firme, estável e
antiderrapante, sob qualquer condição climática, admitindo-se
inclinação transversal da superfície de até 2%.
» Diferenciação - Na área de circulação, recomenda-se a utilização de faixas de piso com textura e cor diferenciadas, para facilitar a identificação do percurso pelas pessoas portadoras de deficiência sensorial visual.
Obs.: Sempre que houver mudança de inclinação ou de plano, deve-se fazer tratamento diferenciado do piso, para facilitar a indicação e identificação de tais transições.
» Juntas de dilatação e grelhas embutidas no piso
- Para evitar a retenção das pontas de bengalas e muletas e das rodas
de cadeiras, andadores e carrinhos, as larguras das juntas de dilatação,
bem como as dos vãos das grelhas situadas no piso, não devem exceder 1,5 cm e devem ficar, de preferência, fora do fluxo principal de circulação.
» Carpetes - Devem ser embutidos no piso e nivelados de maneira que a elevação não exceda 1,5 cm. As forrações devem ter bordas firmemente fixadas ao piso e aplicadas de forma a evitar o eventual enrugamento de sua superfície.
» Dimensões - Devem assegurar faixa de circulação livre de barreiras ou obstáculos, de modo a permitir:
- Deslocamento em linha reta. Veja as larguras mínimas necessárias:
- 0,80 m para circulação de uma cadeira de rodas, pelas portas e obstáculos fixos;
1,20 m para circulação simultânea de uma pessoa e uma cadeira de rodas - 1,50 m para circulação simultânea de duas cadeiras de rodas.
- Manobra de rotação sem deslocamento. Veja as áreas mínimas necessárias:
1,20 m por 1,20 m para rotação de 90º
1,50m por 1,20m para rotação de 180º
um círculo de 1,50m de diâmetro para rotação de 360º
- Manobra de rotação com deslocamento. Veja a área ideal definida em função do raio necessário para efetuar a rotação, para permitir a passagem por corredores de diferentes dimensões. - Descanso. É recomendada a existência de área de descanso fora do fluxo de circulação a cada 60 m para piso com até 3% de inclinação ou a cada 30 m para piso com 3 a 5% de inclinação. Inclinações superiores a 5% são consideradas rampas e sujeitas às disposições específicas. Essas áreas devem ser dimensionadas de modo a permitir a manobra de cadeiras de rodas, dispondo, se possível, de bancos e encostos. Veja as especificações abaixo.
» Rampas:
Inclinação
- Deve estar dentro dos limites estabelecidos, com inclinação
transversal de no máximo 2%. Largura mínima admissível de 1,20 m, sendo recomendável 1,50 m. Rampas curvas com inclinação máxima de 8,33% e raio mínimo de 3m, medidos no perímetro interno à curva.- Patamares - Devem estar disponíveis no início e término da rampa, com no mínimo 1,20 m na direção do movimento, além da área de circulação adjacente. Patamares externos com inclinação transversal máxima de 2%.
(» Guias de balizamento
- Devem ter bordas laterais em forma de ressalto e altura mínima de
5cm, para orientação e proteção dos portadores de deficiência.
» Portas - Devem ter vão livre de no mínimo 0,80 m
(inclusive de elevadores); ausência de esforço superior a 35,61N para
puxá-la ou empurrá-la; abertura em um único movimento; maçanetas tipo
alavanca; revestimento resistente a impactos provocados por bengalas,
muletas e cadeira de rodas (de sua parte inferior até uma altura mínima
de 0,40 m).
Por: Thaís Torres
Fonte:http://ong.portoweb.com.br