Considerando que a deficiência é um produto social e que as estratégias de inclusão no trabalho adotadas no Brasil são insuficientes, não levando em conta a questão das minorias, formando aspectos relevantes do complexo mundo do trabalho. Uma das bases fundamentais dos direitos humanos é o princípio que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Discriminação e perseguição com base na raça ou etnia são claras violações desse princípio.
O certo é que a evolução desses direitos ao longo da História se deu de forma lenta e gradual. A questão dos direitos fundamentais enseja sempre inúmeras reflexões . A evolução histórica dos direitos inerentes à pessoa humana também é lenta e gradual. Não são reconhecidos ou construídos todos de uma vez, mas sim conforme a própria experiência da vida humana em sociedade, por isto é de extrema importância, para entender seu significado atual compreender como eles foram observados em eras passadas para eliminar os erros e aperfeiçoar os acertos. Entende-se necessário um estudo histórico a respeito dos direitos essenciais a pessoa humana para entender como, quando, em que contexto, eles surgiram para a humanidade. Ainda busca-se explicar a sua positivação dentro de um sistema, sendo, portanto aceitos frente ao poder político e independentes da vontade destes.
Os novos direitos econômicos e sociais assumiram, de forma determinante, a função de garantir as condições materiais indispensáveis, no sistema capitalista, para que todos os cidadãos pudessem efetivamente usufruir os direitos já garantidos na primeira geração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário